O Consórcio


O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – CISA, fundado em sete de maio de 1997, constitui-se sob associação pública com personalidade juridica de direito público e de natureza autarquica intermunicipal, sem fins lucrativos, devendo reger-se pelas normas da Lei nº 11.107/05, do Decreto 6.017/07, do Código Civil Brasileiro e Legislação pertinente, iniciando suas atividades de funcionamento no mês de novembro do mesmo ano.

Em maio de 1999, formalizou-se o credenciamento do CISA junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, avançando com isso na consolidação dos princípios e diretrizes do SUS.
Atualmente o CISA é constituído por 36 municípios sendo eles: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuipe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambí, Pejuçara, Pinheirinho do Vale, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vista Alegre e Vista Gaúcha, abrangendo uma população total de 323.280 habitantes.

O CISA, além de atuar na área de Consultas e Exames especializados, também atua na compra e distribuição de medicamentos aos municípios consorciados através de Pregão Eletrônico. Na administração do Programa SALVAR/SAMU na região de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, e no Programa Centro de Especialidades Odontológico – CEO, ambos em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí e Sociedade Hospitalar Bom Pastor de Ijuí.

Com a alteração estatutária nº 02 de 15 de maio de 2009, o CISA passou a ser um Consórcio multifuncional, com finalidades e objetivos que abrangem, além da saúde, o meio ambiente, infraestrutura, entre outros.

OBJETIVOS DO CISA

- Aumentar a resolutividade dos sistemas locais de Saúde;
- Buscar maior eficiência e eficácia na execução de ações e serviços do SUS;
- Recionalização e modernização administrativa;
- Agilização na aquisição de bens e serviços para atendimento das necessidades regionais mais complexas;
- Padronização das ações;
- Viabilização financeira na realização de empreendimentos de alto custo;
- Pregão Eletrônico para compra e distribuição de Medicamentos aos Municípios Consorciados.


FINANCIAMENTO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PRESTADOS PELO CISA

A manutenção administrativa do CISA é realizada a partir da contribuição mensal dos municípios consorciados, enquanto que o pagamento dos serviços especializados de saúde as entidades credenciadas é realizado a partir do Sistema Único de Saúde (atualmente representa em torno de 20% do total da Fatura mensal do CISA) e municípios consorciados (maiores financiadores representando aproximadamente 80% da manutenção).

MISSÃO,VISÃO E VALORES

A missão do Consórcio é proporcionar aos Municípios associados a resolução de interesses coletivos, de forma eficiente, dentro dos princípios da legalidade, moralidade e economicidade.

O CISA tem como visão o acolhimento dos municípios associados, proporcionando resoluções administrativas e/ou práticas para que os recursos públicos sejam empregados de forma eficiente e da mesma forma otimizados, ampliando a participação do estado (municípios) nas camadas sociais mais carentes, tendo por objetivo o constante aperfeiçoamento de suas atividades e a atualização de seus instrumentos de execução.

Constituem valores do Consórcio a constante busca pela humanização dos atendimentos em saúde, aproximando a população mais necessitada e carente dos altos e modernos serviços disponíveis no mercado, sem distinção de credo, cor, raça e posição social.



RAZÃO SOCIAL: Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do RGS – CISA.
ENDEREÇO: Rua Barão do Rio Branco, 121 – Centro – Ijuí – RS. CEP: 98.700-000
TELEFONES: (55)3332-8760 – 3332-1805 - 3332-8636 - 3333-1803 - 3333-1391
E-MAIL: cisaijui@cisaijui.com.br – cisars@terra.com.br – cisacentralmedic@terra.com.br